Setembro Amarelo: a chave para a prevenção do suicídio está no autoconhecimento 

 

Está mais do que comprovado que a depressão é uma das maiores causas do suicídio no mundo e, para falarmos desse tema, precisamos citar algumas possíveis raízes dessa condição. É importante dizer que pessoas em depressão não tentam tirar a própria vida, pois nosso cérebro não sabe qual é a sensação de morte, uma vez que nunca tivemos essa experiência. O que acontece é que existe uma dor enraizada e familiar, somada a ciclos destrutivos inconscientes. Isso significa que as pessoas que buscam o suicídio querem, na verdade, matar essa dor e não perder a vida.

Para minimizar e até mesmo curar essas raízes, há várias técnicas terapêuticas que atuam e focam no acesso ao inconsciente. Essas ferramentas modificam os sentimentos que colocam o indivíduo refém do sistema límbico (inconsciente), acreditando estar fadado ao fracasso, quando, na verdade, trata-se de um bloqueio emocional profundo ou uma simples crença limitante, não significando uma realidade consciente e nem tão pouco uma verdade absoluta. 

Assim, a chave para a prevenção do suicídio está no autoconhecimento. Saber manipular essa ferramenta de forma benéfica gera liberdade para que o indivíduo viva a vida da forma que deseja. As terapias ensinam como alcançar esse caminho. É muito importante trabalhar as forças de cada um e a primeira delas deve ser a confiança, pois, dessa maneira, estimula-se a sensação de que tudo vai dar certo durante o processo.

Por Lyana Salomão, terapeuta da equipe Esclerose Múltipla Rio

Ficou alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Use o formulário abaixo: