Mês: dezembro 2019

  • Quem tem Esclerose Múltipla pode se vacinar contra sarampo?

    O neurologista Marcos Alvarenga traz todas as informações sobre a vacinação contra sarampo em pacientes com esclerose múltipla. Confira no nosso canal no You Tube

    Read More: Quem tem Esclerose Múltipla pode se vacinar contra sarampo?
  • Vitamina D não protege contra a Esclerose Múltipla, Doença de Parkinson e Doença de Alzheimer

    Pesquisas publicadas na revista Neurociência Nutricional mostraram que é improvável que a vitamina D proteja os indivíduos da esclerose múltipla, da doença de Parkinson, da doença de Alzheimer ou de outras doenças neurodegenerativas. “Nosso trabalho contraria uma crença emergente mantida em alguns setores, sugerindo que níveis mais altos de vitamina D podem afetar positivamente a…

    Read More: Vitamina D não protege contra a Esclerose Múltipla, Doença de Parkinson e Doença de Alzheimer
  • Déficit de Equilíbrio: os Benefícios da Fisioterapia

    O déficit de equilíbrio é um sintoma comum que pode acometer pacientes com esclerose múltipla. As causas são diversas, mas são as de origem motora as mais prevalentes. Causado pela interrupção da comunicação entre o cérebro e o resto do corpo, ou até mesmo devido à ocorrência de rigidez muscular, espasmos, fraqueza ou espasticidade, este…

    Read More: Déficit de Equilíbrio: os Benefícios da Fisioterapia
  • Projeto 50 Metros – A meditação na Vida de quem tem EM

        Em muitas fases da vida, Wellington teve sentimentos de medo, angústia, ansiedade e insegurança que tomaram conta dos seus dias, atrapalharam o seu sono e conturbaram a sua rotina. Esses sentimentos não vinham por ter Esclerose Múltipla, mas, sim, por ter a vida acontecendo, assim como qualquer homem. Contudo, percebeu que esses sentimentos…

    Read More: Projeto 50 Metros – A meditação na Vida de quem tem EM
  • Esclerose Múltipla é Hereditária?

    A genética influi pouco em doenças autoimunes, como a esclerose múltipla. Cerca de 20% da população tem algum fator hereditário que aumenta a hipótese de ter uma doença autoimune. No entanto, o fato de haver algum familiar direto com Esclerose Múltipla não quer dizer que vá desenvolvê-la, mas apenas que pode ter um risco maior de…

    Read More: Esclerose Múltipla é Hereditária?
  • Vamos falar sobre Imunidade

    Você acaba de se recuperar de uma infecção e logo vem outra doença para te derrubar, novamente. Ficar doente várias vezes, em um curto período de tempo, pode indicar que o sistema que protege o organismo está com alguma deficiência. Ou seja, sua imunidade pode estar baixa. O que é imunidade?  Imunidade é um termo…

    Read More: Vamos falar sobre Imunidade
  • Você tem tido problemas de memória?

    Seus hábitos e estilo de vida – o que você come e bebe, se você se exercita, se está estressado, etc – afetam sua saúde mental tanto quanto sua saúde física. Um grande e extenso grupo de estudos concluiu que o exercício regular e uma dieta saudável podem ajudar a proteger sua memória do declínio relacionado ao envelhecimento. Exercício…

    Read More: Você tem tido problemas de memória?
  • Tenho fadiga. O que posso fazer?

    A fadiga é um sintoma muito comum da EM. Até 85% das pessoas podem apresentar essa condição, em algum momento. Se você tem este sintoma, converse com seu médico e com um fisioterapeuta, pois será importante traçar estratégias de otimização do uso de suas energias e até mesmo discutir sobre eventuais medicamentos.

    Read More: Tenho fadiga. O que posso fazer?
  • Antibióticos e anti-inflamatórios interferem com os medicamentos prescritos para EM?

    Em linhas gerais, os antibióticos e anti-inflamatórios não interferem com os imunomoduladores empregados no tratamento da esclerose múltipla. De qualquer forma, dúvidas sobre medicamentos devem ser respondidas pelo seu neurologista,devido às possíveis particularidades da doença.  

    Read More: Antibióticos e anti-inflamatórios interferem com os medicamentos prescritos para EM?
  • O que pode minimizar a chance de progressão da doença?

    A chave para se evitar a progressão da esclerose múltipla é o diagnóstico e o tratamento precoces da doença, com o emprego de um dos medicamentos disponíveis para o tratamento. Caso não haja resposta adequada a um primeiro medicamento, é possível a prescrição de um segundo ou mesmo terceiro fármaco. Quanto menor as alterações vistas à…

    Read More: O que pode minimizar a chance de progressão da doença?

Search

Popular Posts

Tags

Ainda não há conteúdo para mostrar aqui.