A alimentação adequada é vital e depende, entre outros fatores, de uma deglutição eficiente, ou seja, de engolirmos alimentos líquidos, pastosos ou sólidos sem intercorrências desagradáveis. Alterações nos processos de alimentação e deglutição podem desencadear desnutrição, desidratação ou pneumonia.
É preciso atenção aos sintomas que apontam alterações da deglutição: dificuldade na mastigação; restos de alimentos na boca, após engolir o alimento; sensação de alimento parado na garganta; engasgos; ou tosse. Diante de qualquer prejuízo nesse processo é importante buscar auxílio médico e fonoaudiológico, para evitar complicações.
Para uma deglutição eficiente é importante que a pessoa faça todas as refeições na posição sentada, com os pés apoiados e a cabeça ereta; evite distrações durante a alimentação; evite colocar grande quantidade de alimento na boca; evite deitar logo após as refeições; e procure fazer a higienização oral, após casa refeição.
Investigue sua Deglutição
Responda ao questionário abaixo e some um ponto para cada respostas “SIM”. Caso sua pontuação seja acima de 02 pontos, procure um fonoaudiólogo ou fale com seu médico para esclarecimentos e orientações.
- Tem dificuldade para mastigar os alimentos?
- O alimento escapa da boca durante a mastigação?
- Tem dificuldade para controlar a saliva?
- A comida escapa pelo nariz ou pela boca?
- Sobram restos de comida dentro da boca depois de engolir?
- Tosse durante ou após a deglutição?
- A comida fica presa na garganta?
- Sente dor na garganta quando engole?
- Engasga com algum tipo de alimento?
- Se asfixia com algum alimento?
- Tem pigarro após as refeições?
Reveja esses tópicos regularmente, em sua rotina de consultas.
Referência: Manual ABEM para EM
Ficou alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Use o formulário abaixo: