O Poder das Plantas

A Fitoterapia é um método terapêutico que usa a parte ativa das plantas para prevenção ou tratamento de um estado patológico. Esse tipo de tratamento alternativo serve para auxiliar os tratamentos convencionais, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

A esclerose múltipla é uma doença neurodegenerativa caracterizada por uma reação inflamatória. A Cúrcuma Longa L., ou o famoso açafrão da terra, é uma das plantas mais pesquisadas e utilizadas como proteção neurológica e com potencial anti-inflamatório. A parte mais utilizada da cúrcuma é o pó da sua raiz, para temperar comidas, no entanto, as suas folhas também podem ser utilizadas na preparação de alguns chás.

Para ter uma biodisponibilidade maior e um melhor aproveitamento de suas propriedades medicinais, o princípio ativo da Cúrcuma longa, conhecido como Curcumina, precisa ser administrado junto com a Piperina, um composto orgânico presente na pimenta preta.

Outras plantas com potencial anti-inflamatório que podem ser usadas são:

:: Moringa Oleífera, planta conhecida simplesmente como Moringa; pode ser utilizada na forma de chá ou misturada com sucos, além de poder ser incluída em várias receitas de massas, sopas e tapiocas.

:: Boswellia Serrata, também conhecida com o nome de Olíbano, é popularmente usada na medicina Ayurveda. É tomada em cápsulas, conforme orientação médica.

:: Zingiber officinalis L. é o tradicional gengibre, que também tem ação antioxidante. Possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces e em diversas formas: fresco, seco, em conserva ou cristalizado.

:: Camellia Sinensis L., ou chá da Índia, combate espasmos musculares.

Além da inflamação existem algumas plantas que podem ser usadas para tentar amenizar alguns sintomas que são presentes na esclerose múltipla, como insônia, baixa imunidade, fadiga, baixa de apetite sexual, constipação intestinal, dentre outros sintomas.

Para saber se você pode se beneficiar com os fitoterápicos, procure um profissional especializado, pois as plantas também possuem suas contraindicações, entre elas o uso de remédios anticoagulantes, pois aumentam o risco de sangramento.

Bianca Genoese (CRN4 14100767); Nutricionista Clínica especializada em Fitoterapia Funcional

Uma resposta para “O Poder das Plantas”

  1. Avatar de Raquel Ferreira Gonzalez Y Gonzalez
    Raquel Ferreira Gonzalez Y Gonzalez

    òtimo artigo,parabéns!!!

Ficou alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Use o formulário abaixo:

Search

Popular Posts

Tags

Ainda não há conteúdo para mostrar aqui.

Descubra mais sobre Esclerose Múltipla Rio

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading