Projeto 50 Metros – Para Inspirar e Buscar Qualidade de Vida

Wellington tem EM e não se deixou abater pela doença

Sou Wellington Oliveira, tenho 43 anos, nasci no RJ, sou professor de Educação Física e Personal Trainer e tenho Esclerose Múltipla, doença autoimune em que as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares.

Recebi o diagnóstico, em 2007, e me vi em meio a uma reflexão de como superar este obstáculo. Foi quando percebi que havia duas maneiras de encarar o dia a dia, vivendo com uma doença sem cura: entrar em estado depressivo e ficar buscando respostas do por que Deus fez isto comigo; ou encarar a EM de frente e provar que a vida pode, sim, ser muito boa, mesmo com todo o desafio diário.

Não somente pela minha formação em Educação Física, mas também por uma vontade de viver com qualidade de vida, escolhi a segunda opção e fiz do exercício físico regular um grande aliado na luta contra a Esclerose Múltipla. E foi daí que surgiu a ideia do Projeto 50 Metros.

Há alguns anos, após um surto severo, assisti a um filme chamado “100 Metros”, que conta a história verídica de um homem chamado Ramon Arroyo, também diagnosticado com EM, que decidiu ir à contramão da opinião de médicos, de que em poucos meses não andaria 100 metros, e resolveu participar do Ironman, uma das provas de triathlon mais difíceis do mundo.

Inspirado nesta história criei para mim, para médicos e outros pacientes o PROJETO 50 METROS, onde, junto com uma equipe de profissionais que abraçaram este sonho, cumpro uma rotina regrada e, muitas vezes, desgastante de treinos de bicicleta, corrida e natação. Em conjunto com as atividades físicas, sigo uma dieta equilibrada e faço meditação, desafiando-me, dia a dia, a participar do Ironman 70.3, uma prova que para completá-la será preciso nadar 1.900 metros, em mar aberto, pedalar 90 km e correr 21 km.

Andar de bicicleta faz parte dos treinos diários de Wellington

O grande objetivo do projeto é mostrar que, apesar de nossas limitações, todos nós que temos EM podemos melhorar nossa qualidade de vida de alguma forma. Para que esses momentos não sejam perdidos e para que mais pessoas com esclerose múltipla tenham acesso a informações de como é possível superar essas possíveis limitações, toda minha experiência antes, durante e após o Ironman, que acontecerá em setembro de 2018, será relatada em um livro escrito por Juliana Rodrigues, também diagnosticada com EM, desafiada a escrever seu primeiro livro, embasada nos relatos da minha história, dos treinos e tudo mais que envolver o Projeto 50 metros.

“Todos nós que temos EM podemos melhorar nossa qualidade de vida”

Este projeto é muito mais que um desafio, é uma prova de superação para mim e, principalmente, uma forma de mostrar, para o máximo pessoas com EM, que é possível  viver uma vida plena, com qualidade, priorizando a saúde física e mental, com uma dieta saudável e com a mente e corpo em equilíbrio.

Acompanhe os próximos artigos e se inspire! Vem comigo para conquistar qualidade de vida!

Wellington Oliveira (por Juliana Menezes)

Ficou alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Use o formulário abaixo:

Search

Popular Posts

Tags

Ainda não há conteúdo para mostrar aqui.

Descubra mais sobre Esclerose Múltipla Rio

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading