O que acontece com quem tem Esclerose Múltipla? Os sintomas são variados, consequência das diferentes áreas de inflamação no cérebro e na medula espinhal, e se manifestam de maneira diferenciada em cada paciente, podendo acontecer de forma branda ou intensa, isolados ou em conjunto.
Os sintomas mais comuns apresentados são:
Problemas Motores – fraqueza em um ou mais membros; complicação na coordenação dos movimentos, com dificuldade para escrever; sensação de tonteira ou desequilíbrio ao andar.
Fadiga – sensação de cansaço e enfraquecimento.
Disfunção Sensitiva – formigamento na face, nos membros, no abdome ou no tronco; sensação de choque na pele.
Alteração visual – turvação, visão dupla ou dificuldade para enxergar os objetos por inteiro.
Além disso, há outros sintomas menos frequentes, como baixa auditiva e dificuldade para engolir ou para controlar a urina e as fezes, chegando até a incontinência.
:: Surto ::
Quando as manifestações clínicas da esclerose múltipla duram mais que 24 horas, estamos diante de um quadro de surto do paciente. Assim, quando um novo sintoma neurológico aparece ou se há o agravamento de um sintoma já existente, está na hora de prescrever o tratamento ideal para redução deste surto.
ATENÇÃO!!!
Pessoas com Esclerose Múltipla podem apresentar períodos estáveis da doença, em que os sintomas não se manifestam, mas isto não significa que a doença esteja fora de progressão. Siga rigorosamente o tratamento indicado pelo médico, para garantir qualidade de vida e evitar novos surtos.
Ficou alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Use o formulário abaixo: