Mês: novembro 2017

  • O cigarro é um agente causador de Esclerose Múltipla? 

    Sim. Pesquisas revelam que pessoas que têm o hábito de fumar assumem um risco 40 a 80% maior de desenvolver a doença do que aquelas que não fumam. Equipe Esclerose Múltipla Rio

    Read More: O cigarro é um agente causador de Esclerose Múltipla? 
  • Quais os prejuízos do cigarro para quem tem Esclerose Múltipla? 

    Os males que o hábito de fumar trazem para o organismo são notórios, mas, quando se trata de uma pessoa com Esclerose Múltipla, soma-se a esses males a progressão da doença, podendo haver aceleração da transformação da forma remitente-recorrente para a forma progressiva da doença. Isso ocorre, pois algumas substâncias presentes na composição do cigarro…

    Read More: Quais os prejuízos do cigarro para quem tem Esclerose Múltipla? 
  • O hábito de fumar afeta o tratamento para Esclerose Múltipla?

    Sim. O tabaco tira a eficácia dos medicamentos, pois estimula a produção de anticorpos que anulam o efeito da medicação.   Equipe Esclerose Múltipla Rio

    Read More: O hábito de fumar afeta o tratamento para Esclerose Múltipla?
  • Mulheres com Esclerose Múltipla podem engravidar?

    Sim. Mulheres com esclerose múltipla podem viver o sonho de serem mães. A doença não se agrava durante a gestação e há menores taxas de recidiva, mesmo com a suspensão da medicação. A  amamentação é permitida. Além disso, os bebês nascidos de mães com esclerose múltipla têm idade gestacional e peso normais ao nascer. Fonte: Mariana Cardoso; Caroline…

    Read More: Mulheres com Esclerose Múltipla podem engravidar?
  • Durante a gestação é preciso interromper o tratamento?

    Há alguns anos, a gravidez deveria ser evitada e a mulher que decidisse engravidar deveria suspender o tratamento. Atualmente, esta prática vem sendo mudada e há diversos entendimentos quanto à utilização de medicação, durante a gestação. Por isso é importante conversar com o médico que faz o acompanhamento da EM, para que trace um plano que permita…

    Read More: Durante a gestação é preciso interromper o tratamento?
  • A medicação para Esclerose Múltipla pode causar má formação fetal?

    Não há estudos que comparem mulheres gestantes em uso de diferentes medicações. O que existe são bancos de dados de pacientes que engravidam usando as medicações e, assim, registra-se o que pode acontecer com o bebê. Acetato de Glatirâmer e Interferon Beta parecem ser medicações seguras para uso, inclusive durante toda a gestação, caso haja…

    Read More: A medicação para Esclerose Múltipla pode causar má formação fetal?
  • Há chances de o bebê desenvolver esclerose múltipla?

    A Esclerose Múltipla não é uma doença hereditária e não passa pela placenta. Existe um pequeno risco da doença em familiares, mas isto não justifica que a mulher tenha receio de engravidar por este motivo.   Fonte: Mariana Cardoso; Caroline Vieira Spessotto; Yára Dadalti Fragoso Centro de Referência de EM do Litoral de SP Universidade Metropolitana de Santos,…

    Read More: Há chances de o bebê desenvolver esclerose múltipla?
  • Algum sintoma pode piorar com a gravidez?

    Boa parte das mulheres com EM entra em remissão durante a gestação. Os riscos que existem durante a gravidez, o parto e a amamentação são os mesmos para todas as mulheres, mesmo que não tenham a doença. Tudo deve ser acompanhado de perto pela equipe médica e protocolos devem ser seguidos, a fim de se…

    Read More: Algum sintoma pode piorar com a gravidez?
  • Pode ocorrer um surto durante a gravidez?

    As chances de surtos durante a gravidez diminuem, em todas as mulheres, devido a uma adaptação temporária do sistema imunológico para que a gestação transcorra melhor. Durante a gravidez, a mulher apresenta uma melhora na evolução da EM. No entanto, o risco de surto não é descartado e esta possibilidade deve ser discutida com seu…

    Read More: Pode ocorrer um surto durante a gravidez?
  • Surto na gravidez pode ser fatal para o bebê?

    Caso haja um episódio de surto, o uso de  esteroides são considerados seguros, durante o segundo e terceiro trimestres da gravidez. De maneira geral, a pulsoterapia para surtos pode ser realizada sem prejuízo ao bebê.   Fonte: Mariana Cardoso; Caroline Vieira Spessotto; Yára Dadalti Fragoso Centro de Referência de EM do Litoral de SP Universidade Metropolitana de Santos,…

    Read More: Surto na gravidez pode ser fatal para o bebê?

Search

Popular Posts

Tags

Ainda não há conteúdo para mostrar aqui.