O Abraço da Esclerose Múltipla é uma coleção de sintomas causados por espasmos nos músculos intercostais, localizados entre as costelas. São esses músculos que seguram as costelas no lugar e ajudam a movê-las com flexibilidade e facilidade. O nome, abraço da EM, foi dado pela maneira como a dor envolve seu corpo, como um abraço ou um cinto. É caracterizado pela sensação de aperto no peito que dificulta a respiração.
É importante notar que esse sintoma não é exclusivo da esclerose múltipla. O abraço da EM também pode acometer pessoas com outras condições inflamatórias, como mielite transversa, uma inflamação da medula espinhal, e a costocondrite, inflamação da cartilagem que liga as costelas. Os sintomas podem durar segundos a horas.
Abraço da EM: como é?
Algumas pessoas não relatam dor, mas sentem uma pressão em volta da cintura, tronco ou pescoço. Outros, experimentam uma faixa de formigamento ou queimação na mesma área. Dor aguda ou intensa, e generalizada, também podem ser sintomas do abraço da EM.
Assim como outros sintomas, o abraço da EM é imprevisível e cada pessoa o experimenta de maneira diferente. Informe quaisquer novos sintomas de dor ao seu médico, até mesmo porque é possível se passar por sintomas semelhantes com estas outras condições inflamatórias:
- mielite transversa (inflamação da medula espinhal)
- costocondrite (inflamação da cartilagem que liga as costelas)
O que causa o Abraço da EM?
Calor, estresse e fadiga – todas as situações em que seu corpo pode não estar funcionando com 100% de eficiência – são gatilhos comuns para os sintomas da esclerose múltipla, incluindo o abraço da EM. Um aumento nos sintomas não significa, necessariamente, que sua doença progrediu. Pode ser necessário:
- descansar mais
- encontrar maneiras de aliviar o estresse
- evitar atividades que aumentem sua temperatura corporal
- estar em ambientes climatizados
Parte do gerenciamento da dor é saber o que causa a dor. Converse com seu médico sobre qualquer gatilho que você tenha notado.
Terapia medicamentosa
Embora o abraço da EM seja o resultado de um espasmo muscular, a dor sentida é de natureza neurológica. Assim, é pouco provável que os analgésicos vendidos sem receita, como o ibuprofeno, tragam alívio. De acordo com a Sociedade Nacional de EM, as classes de medicamentos aprovadas para tratar a dor no nervo do abraço da EM são:
- medicamentos antiespasticidade
- medicamentos anticonvulsivantes
- medicamentos antidepressivos
Mas, atenção! Apenas seu médico pode prescrever o medicamento ideal para esta condição. Lembrando que, muitas vezes, não há necessidade de medicação.
Estratégias de enfrentamento
Embora o abraço da EM não seja um sintoma com risco de vida, ele pode ser desconfortável e limitar a mobilidade e a independência. Aprender a lidar com esse sintoma pode ser um processo de tentativa e erro. Mudanças no estilo de vida podem ser bem-vindas. Algumas pessoas com EM se sentem melhor quando usam roupas leves e folgadas, durante um episódio, assim como técnicas de relaxamento – respiração profunda e meditação -, podem aliviar o desconforto. Outra dica é utilizar compressas quentes ou tomar um banho quente. Converse com seu médico para que ele oriente quanto às estratégias de enfrentamento que funcionem para você.
Fonte: Portal HealthLine, artigo “The MS Hug: What Is It? How Is It Treated?”
Ficou alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Use o formulário abaixo: