Esclerose Múltipla e Fadiga

Você sabia que cansaço e fadiga são sensações distintas? Cansaço acontece com todo mundo e é uma condição esperada, após certas atividades ou no final do dia. Normalmente, você sabe por que está cansado e uma boa noite de sono resolve o problema.

Já a fadiga é a falta diária de energia, um cansaço incomum ou excessivo de todo o corpo, que não é aliviado pelo sono. Pode ser aguda, com duração de até um mês, ou crônica, perdurando de um a seis meses ou mais. A fadiga afeta a qualidade de vida de uma pessoa, pois impede que ações comuns do dia a dia possam ser realizadas com normalidade.

Segundo a Sociedade Nacional de Esclerose Múltipla, 80% das pessoas com a doença sofrem desse sintoma. A fadiga relacionada à EM tende a piorar com o passar do dia, além disso, é frequentemente agravada pelo calor e pela umidade e ocorre, mais facilmente e repentinamente, do que a fadiga normal.

O que é possível fazer sobre a fadiga relacionada à EM? Infelizmente, a causa exata da fadiga, geralmente, é desconhecida ou pode ter várias razões. No entanto, existem passos podem ser tomados para ajudar a controlar esse sintoma. Aqui estão algumas dicas:

1. Avalie sua situação pessoal Avalie seu nível de energia. Pense em suas reservas de energia pessoais como um “banco”. Depósitos e retiradas têm que ser feitos ao longo do dia ou da semana para equilibrar a reserva de energia. Mantenha um diário, durante uma semana, para identificar a hora do dia em que você está mais fatigado ou com mais energia. Observe o que você acha que pode ser um fator contribuinte para essa condição. Fique atento aos sinais de fadiga, como olhos cansados, pernas cansadas, cansaço de todo o corpo, rigidez nos ombros, diminuição ou falta de energia, incapacidade de concentração, fraqueza ou mal-estar, tédio ou falta de motivação, sonolência, aumento da irritabilidade, nervosismo, ansiedade ou impaciência.

2. Conserve sua energia

Planeje com antecedência e organize seu trabalho. Delegue tarefas quando necessário, combine atividades e simplifique os detalhes.

Programe o descanso. Equilibre os períodos de descanso e trabalho e procure descansar antes de ficar fatigado. Descansos curtos e frequentes são benéficos.

Imprima um ritmo. Um ritmo moderado é melhor do que apressar as atividades. Reduza as tensões repentinas ou prolongadas. Alterne ficar sentado e em pé.

Pratique a mecânica corporal adequada. Quando estiver sentado, use uma cadeira com bom suporte para as costas. Sente-se com as costas retas e os ombros para trás. Ao inclinar-se para levantar algo, dobre os joelhos e use os músculos das pernas para levantar, não as costas. Além disso, não carregue peso. Use um carrinho para transportar grandes volumes.

Limite o trabalho que necessite alcance acima de sua cabeça. Por exemplo, use ferramentas de cabo longo, armazene itens mais baixos e delegue atividades sempre que possível.

Evite o trabalho que aumenta a tensão muscular.

Identifique situações ambientais que causam fadiga. Evite extremos de temperatura, elimine fumaça ou gases nocivos e evite longos banhos quentes ou de banheira.

Priorize atividades. Decida quais atividades são importantes para você e o que pode ser delegado. Use sua energia em tarefas importantes.

3. Coma direito 

A fadiga pode se agravar se as refeições não forem feitas corretamente. Mantenha uma boa nutrição para se sentir melhor e ter mais energia.

4. Exercício

Não praticar atividade física pode causar cansaço e falta de energia. Pesquisadores descobriram que mesmo atletas saudáveis, forçados a passar longos períodos na cama ou sentados em cadeiras, desenvolvem sentimentos de ansiedade, depressão, fraqueza, fadiga e náusea. Exercícios regulares e moderados podem diminuir esses sintomas, ajudando a permanecer a pessoa ativa e aumentar sua energia.

5. Aprenda a gerenciar o estresse 

O controle do estresse pode desempenhar um papel importante no combate à fadiga. Aqui estão algumas dicas para ajudar a manter o estresse sob controle:

Ajuste suas expectativas. Se você tem uma lista de 10 coisas que deseja realizar, hoje, reduza para duas e deixe o restante para outros dias. A sensação de que realizou todas as tarefas ajuda muito a reduzir o estresse.

Ajude os outros a entender e apoiar você. A família e os amigos podem ser úteis se puderem “colocar-se no seu lugar” e entender o que o cansaço significa para você. Grupos de suporte também podem ser uma fonte de conforto. Outras pessoas com EM entendem o que você está passando.

Técnicas de relaxamento. Aprenda a respirar profundamente e a relaxar, pois são maneiras de reduzir o estresse.

Participe de atividades que desviem atenção da fadiga. Atividades como tricotar, costurar, ler ou ouvir música requerem pouca energia física, mas requerem atenção.

Se seu estresse parece fora de controle, converse com seu médico, pois, certamente, ele irá te ajudar!

Quando falar com seu médico sobre fadiga?

Embora a fadiga seja um sintoma comum e frequentemente esperado da EM, você deve se sentir à vontade para mencionar suas preocupações ao médico que o acompanha. A fadiga pode ser um indício de algum outro problema médico subjacente, ao mesmo tempo em que pode haver intervenções médicas para prevenir a fadiga.

Tradução: WebMD. Artigo “Multiple Sclerosis and Fatigue”

Uma resposta para “Esclerose Múltipla e Fadiga”

  1. Avatar de Viviane
    Viviane

    Sou portadora de esclerose multipla, diagnosticada a 30 anos(tenho 49anos hoje). Estou tendo muita anciã de envoou, o que faço?

Ficou alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Use o formulário abaixo:

Search

Popular Posts

Tags

Ainda não há conteúdo para mostrar aqui.

Descubra mais sobre Esclerose Múltipla Rio

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading