Não posso doar sangue. Por quê?

Existem muitas condições ligadas à saúde que tornam inaptas pessoas que procuram doar sangue. A esclerose múltipla, doença inflamatória de origem autoimune, é uma delas. Como em todos os casos de pessoas com doença autoimune, os que tem EM também são impedidos de doar sangue.

Isso acontece, porque as doenças autoimunes constituem patologias crônicas que provocam uma desregulação dos processos imunológicos do organismo. Esse desequilíbrio desencadeia uma agressão crônica a alguns tecidos do paciente pelo seu próprio sistema imunológico.

Os mecanismos que motivam esta desregulação, em geral, ainda não estão muito bem definidos e, portanto, não há a garantia absoluta de que o agente causal dessa desregulação não possa ser transferido via transfusão ao receptor de sangue. Por causa disso, protege-se o receptor de sangue.

Além disso, protege-se o doador que, na maioria das vezes, mantém-se em tratamento para controle da doença, por meio de medicamentos imunossupressores.

Quem não sofre de doenças autoimunes e não faz uso de imunossupressores pode doar sangue normalmente. As condições básicas para a doação são: portar documento de identidade original, com foto, ter mais de 50kg, estar em bom estado geral de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 16 e 17 anos devem portar autorização assinada por um responsável legal e um documento original desse responsável) e estar bem alimentado e descansado no dia da doação.

Além da esclerose múltipla e do uso de imunossupressores, há outras condições que impedem, definitivamente, a doação de sangue. O hemocentro do estado do Rio Janeiro, Hemorio, mantém um serviço para esclarecer dúvidas e dar mais informações aos candidatos à doação. O Disque-Sangue funciona no 0800 282 0708. A ligação é gratuita e o atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 16h.

Fonte: Naura Faria, médica hemoterapeuta do Hemorio

3 respostas para “Não posso doar sangue. Por quê?”

  1. Avatar de Paula
    Paula

    É nessas horas que veio o quanto transfusão de sangue é inseguro. Muitas pessoas tem doenças crônicas auto imunes e nem sabe que tem (Fora as infecções e bactérias que muitas vezes nem foram descobertas).. Eu descobri a esclerose a 5 meses, imagina se eu tivesse feito doação? Até pq nunca vi eles fazerem exames detalhados em quem vai transfundir. Pelos meus exames de sangue sou perfeita, mas pelos exames complexos não eh bem assim. Quantas pessoas contraem doenças, bactérias e por ai vai por transfusao? Fora a rejeição que é natural ter. Afinal, algo que não é seu no seu corpo causa uma guerra, pois todos tem sistema imunológico. Mas, os hospitais querem o mais fácil. Não buscam alternativas e não é que não tem, é por que é caro. Vemos equipes médicas comodas e despreparadas. Falam que sangue eh vida, quando na verdade ela maioria das vezes tira a vida! Mais enfiam guela a baixo isso em pacientes e nós sem instrução aceitamos…
    Quantos aqui demorou receber um diagnóstico da em e até parece q nos exames mixurucos para uma transfusao vão detectar..

  2. Avatar de Cyntia Cola

    Mas vale lembrar q podemos sim ser doadores de médula. Qdo fui doar sangue fui impedida por causa da esclerose, mas estou no cadastro nacional como doadora de medula.

    1. Avatar de Simone Garrafiel
      Simone Garrafiel

      Bem ressalvado, Cyntia!

Ficou alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Use o formulário abaixo:

Search

Popular Posts

Tags

Ainda não há conteúdo para mostrar aqui.

Descubra mais sobre Esclerose Múltipla Rio

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading