A vertigem é um sintoma comum da esclerose múltipla, caracterizado pela sensação de que você, ou seu entorno, estão se movendo, fazendo com que se sinta instável, mais propenso a cair e se sentir enjoado.
O que causa vertigem?
A capacidade de nos sentirmos orientados, quando estamos parados ou em movimento, depende da interação de uma variedade de sistemas sensoriais: os olhos, os sistemas de equilíbrio em nossos ouvidos internos e as informações de sensores de movimento, toque e articulações por todo o corpo. Quando viramos a cabeça, todos esses sistemas dão informações correspondentes ao cérebro e, se algo causa uma incompatibilidade na informação, isso afeta o senso de orientação e causa vertigem.
Na Esclerose Múltipla, esses sintomas são causados por danos nas áreas que coordenam a percepção e a resposta às informações visuais e espaciais.
O que fazer se tiver vertigem?
Embora a vertigem seja um sintoma comum na EM, há outras causas não relacionadas à doença que devem ser avaliadas por um profissional de saúde.
Quais tratamentos existem para a vertigem?
O tratamento pode envolver fisioterapia, onde o profissional avaliará as posições da cabeça que pioram o sintoma para, então, definir exercícios de tolerância para a cabeça nessas posições.
Medicamentos anti-histamínicos e anti-náusea, em alguns casos, podem ajudar, assim como os esteroides, se o sintoma for mais grave.
Embora comum na EM, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento é preciso que o paciente seja avaliado por um profissional de saúde, para a correta orientação da causa e do melhor a se fazer.
Referência: matéria “What is vertigo?”, do site Multiple Sclerosis Trust
Ficou alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Use o formulário abaixo: