Pacientes com Esclerose Múltipla, com algum tipo de incapacidade permanente, podem praticar atividade física?

Os pacientes com Esclerose Múltipla que apresentam algum grau de incapacidade neurológica podem realizar programas de intervenção física orientados por Educadores Físicos especializados. Nestes casos, os exercícios propostos têm como objetivos principais, proporcionar diminuição da fadiga motora e subjetiva; melhora da qualidade de marcha e do equilíbrio; aumento de força muscular localizada; perda de peso; melhora da função cardiopulmonar, entre outros.

O programa de exercícios dependerá do tipo da disfunção e do grau da incapacidade neurológica, minimizando o impacto da doença na qualidade de vida do paciente. Consulte seu neurologista e um profissional de Educação Física especializado antes de iniciar qualquer programa de atividade física.

Por Helcio Alvarenga Filho

Educador Físico

Mestre e Doutor em Neurociências (Neurologia)

2 Responses so far.

  1. Patrícia Resende Presotti disse:

    Boa tarde! Me chamo Patrícia, tenho 40 anos, fui diagnosticada ano passado com EM. Já fazia musculação desde 2015, continuo fazendo musculação. Demorei 9 anos para ter o diagnóstico, pois não tive surtos tão especificos como escutos relatos de outras pessoas. Devido a essa demora eu fiquei com uma hemiparesia discreta a direita.

Ficou alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Use o formulário abaixo: