Já sabemos que a Esclerose Múltipla se manifesta de forma diferente em casa paciente, dependendo da área de inflamação do cérebro. Com base nessa diversidade de quadros clínicos, a doença é dividida em três tipos, caracterizados de acordo com o grau de evolução dos surtos:
ESCLEROSE MÚLTIPLA REMITENTE RECORRENTE (EMRR)
Também chamado de surto de remissão, é o tipo mais comum de Esclerose Múltipla. Caracteriza-se pela ocorrência de surtos súbitos, que duram mais de 24 horas e que tem sua recuperação total ou parcial, em dias ou semanas.
ESCLEROSE MÚLTIPLA PRIMÁRIA PROGRESSIVA (EMPP)
Neste tipo de Esclerose Múltipla o paciente não apresenta surtos, mas há uma progressão de sintomas, podendo deixar sequelas ou não.
ESCLEROSE MÚLTIPLA SECUNDÁRIA PROGRESSIVA (EMSP)
A evolução da doença acontece lenta e progressivamente, com quadro inicial de surtos e remissões. Com o passar dos anos, há uma piora significativa dos sintomas, sem que haja, necessariamente, novos surtos.
ESCLEROSE MÚLTIPLA PROGRESSIVA RECORRENTE (EMPR)
É o tipo mais raro de Esclerose Múltipla. O paciente apresenta progressão de sintomas desde o início do diagnóstico e os surtos acontecem ao longo da evolução da doença.
Ficou alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Use o formulário abaixo: