O que é o EDSS?

A Escala Expandida do Estado de Incapacidade (EDSS) é um método para medir os déficits neurológicos dos pacientes com esclerose múltipla. Foi criado, em 1983, por um neurologista americano chamado John F. Kurtzke e, desde então, é o instrumento clínico mais usado no mundo todo para medir o quanto a doença está afetando as funções neurológicas do paciente.

Nesta escala, são avaliadas as seguintes funções: visual, motora, tronco cerebral, sensibilidade, coordenação, esfíncteres e mental. Por meio de exame neurológico realizado no próprio consultório, o neurologista pontua, na escala do EDSS, o estado do paciente. Quanto maior a pontuação, que vai de zero a 10, maior é o prejuízo neurológico. É importante que todos os pacientes façam este exame, a cada três meses, para verificar se está havendo progressão da doença e se o tratamento está surtindo efeito.

 

 

 

Por: Cláudia Vasconcelos, neurologista e coordenadora científica do site Esclerose Múltipla Rio    

2 Comentários

  1. Lourrene Bastos disse:

    Boa tarde estou em um processo muito lindo, não sabendo o que tenho ainda mais tenho um CID onde se alguém puder me ajudar. Agradeço ao me chama no zap se puder me ajudar
    6198522951
    Souber de um lugar que faz exame potência do evocado por gentileza me avisa.
    Sou se Brasília. Quero muito fazer.

  2. Beatriz disse:

    Posso fazer algum procedimento estético? Criofrequencia? Cirurgia? Posso fazer alguma coisa sem afetar a EM? Queria tanto diminuir minhas medidas….

Ficou alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Use o formulário abaixo:

%d blogueiros gostam disto: